quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

DRA. , QUE ESCOVA EU USO ???

Esta pergunta eu escuto com frequência em meu dia-a-dia clínico, percebendo que 40% dos meus pacientes usam a escova errada.
Se formos pensar pelo lado de limpar, esfregar e tirar toda sujeira...o que nos vem é uma boa scott brite, com o lado verde cheio de saponáceo...pois assim imaginamos uma superfície limpa, brilhando e livre de qualquer tido de sujeira. Certo? Sim...se estamos falando de pia, fogão e azulejo...mas nos dentes...isto não funciona.
Peguem um tomate e usem a força que vocês fazem para escovar os dentes na pele dele. Simplesmente o tomate vai perder aquela casca. 
O mesmo acontece com a nossa gengiva. Além da força que fazemos durante a escovação, quando usamos uma escova inadequada, estamos machucando o epitélio gengival, e para se defender ele simplesmente retrai.
A retração gengival é a causa mais comum de sensibilidade dentinária, pois quando a gengiva retrai, deixamos exposto o colo dentinário, que nada mais é que o comecinho da raiz e não produz proteção do esmalte, então se você come doce, toma gelado ou algum suco mais ácido, você vai sentir dor, que pode irradiar



Nenhum comentário:

Postar um comentário